terça-feira, 11 de agosto de 2009

Educação forçada

Tenho estado a reflectir na questão da gripe A e como a sua ameaça veio a alterar o comportamento das pessoas nos transportes públicos.
.
Quando o receio surgiu, já eu havia aqui escrito sobre os maus hábitos dos portugueses em relação ao acto de tossir. Não o faziam com qualquer preocupação de atingir alguém, quando usavam a mão, ou era de forma discreta ou entreaberta para, de seguida, usarem-nas para se agarrarem a tudo o resto, etc.
.
O que tenho verificado agora é que, do mal também vem algum bem. Com receio da gripe, as pessoas afastam-se mais umas das outras, procuram não tossir «à descarada». E porquê? Porque recebem um olhar penetrante de alguém que quer se certificar que não está diante da linha de "fogo" de algum infectado. As pessoas começam a adoptar a postura que deviam possuir sempre. Um placar informativo num autocarro da carris informa que se deve tossir fora da direcção de terceiros, para um lenço descartável ou para a manga do vestuário (não para as mãos), lavar muitas vezes as mãos, etc..
.
Não é nada difícil. São hábitos que sempre possuí e por isso não entendo como podem ser de difícil assimilação para a maioria. Mas sei que assim é, pois não conheço muitas pessoas que tenham esta consciência e tenham presente no subconsciente por onde andaram a por as mãos e onde estas não podem mais ir enquanto não forem novamente lavadas.
.
Mas é nas crianças que esta falta de ensinamento me faz mais confusão. Graças a Deus, parecem ter sido abençoadas por alguma varinha de condão que as protege e as deixam auto-imunes a todas as bactérias com que estão em contacto. As crianças são assim: levam as mãos à boca, depois de as terem passado por todo o sítio: a sola dos sapatos, o chão, os pés, os olhos, o nariz, o cãozinho bonitinho na rua... e nem pensam em passá-las por água!
.

2 comentários:

  1. De facto, é o que eu penso; como não tenho amígdalas e ainda por cima tenho uma alergia que é despoletada por irritações que possa ter na garganta, ainda por cima tenho uma enorme tendência para mexer na cara, esfregar os olhos, coçar o nariz... :P Tenho sempre uma grande preocupação com as mãos e em mantê-las limpas... estas precauções que hoje vemos em relação à gripe A, sempre foram minhas preocupações, uma vez que escapar até mais das constipações do que das gripes, é a única forma de me ver livre de uma carga de trabalhos!! :D Se me constipo ou engripo... dependendo da forma como a garganta seja afectada, a verdade é que o mais certo é estar lixada com a alergia!! :S

    :) Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Cara vizinha: decerto que já procuro ajuda mas essas alergias não têm cura? Parecem um inconveniente incómodo. É ao pólen, ao pó e ás particulas no ar?
    Por acaso sou sensível a odores, a cheiros e MUITO à poluição, mas agradeço por não padecer desse mal. É mais uma sensibilidade de "nariz" sensível (ás vezes!:)) do que nariz vulnerável...

    cumprimentos!!

    ResponderEliminar

Se veio até aqui por saber o que é andar diariamente num autocarro da Carris... somos solidários!