sábado, 5 de fevereiro de 2011

A multa

Passaram-me uma multa num autocarro da Carris. Já faz algum tempo e tenho vindo a querer escrever sobre o assunto aqui, se bem que, sobre a situação em si, pouco tenho a dizer. É mais o que veio a seguir que foi um "open eyes".
.
A multa foi-me passada por viajar com um título de transporte inválido. Ou seja: o passe tinha expirado. Eu, que rejeitei a boleia de uma colega, saí exausta do trabalho, corri bastante (até ficar com um sabor estranho na boca) para conseguir alcançar a camioneta a tempo e, feliz por ter tido sucesso, eis que chego a Lisboa e fico logo novamente triste, porque um dos autocarros que posso apanhar está à distância de mais uma corrida! Mas é o próprio cansaço e a vontade de tirar os sapatos e deitar algures para descansar que me motiva a mais uma maratona. Consigo entrar e passo a carteira na máquina, sem ver a cor que esta emite, mas atenta ao som. Distintamente, escutei o ruido da validação.
.
Depois encostei-me junto às portas de saída para recuperar o fôlego. A paragem seguinte é aquela onde queria sair. Mas o cansaço é tanto que me afecta o pensamento e, por essa razão, pelo cansaço, não saí e decidi seguir mais duas paragens, tendo depois de andar e atravessar três estradas para apanhar uma outra viatura.
.
Chegando a essa paragem, convenci-me que o autocarro ia fazer uma curva e parar exactamente na paragem onde pretendia ficar. "Como não me lembrei disso antes?" - pensei eu, contente por isso significar que não tinha de correr nem de andar mais. O autocarro parava uma paragem de transbordo! Só tinha de descer e aguardar. Nada de caminhadas ou correrias! Pelo menos assim pensei, mas o cansaço deturpou-me o raciocínio, pois o percurso da viatura não era o que estava a pensar.
.
Antes porém, de arrancar, entram dois fiscais no autocarro. Recordo que estava na paragem onde devia sair, mas decidi continuar para descer na próxima, que, afinal, não era a que eu pensava que era. Estava, portanto, junto à porta de saída. Nesse instante duas ou três pessoas passam por mim e abandonam a viatura um pouco atrasadas, pois as portas já estavam abertas à algum tempo.
.
Não sei se é por estar à porta, mas a verdade é que um dos fiscais chegou-se directo a mim para me pedir o passe. Tiro-o da carteira e dá inválido. Ao que parece, estava inválido há 2 dias, mas como na véspera tinha tido boleia e não precisei usá-lo, o facto passou-me ao lado. Em todo o caso, tenho comigo "passes de emergência". Os tais cartões azuis, com ao menos uma viagem. Tinha comigo uns 10! Acabo sempre por comprar um novo, por o antigo estar numa outra carteira ou mala... Mas desses 10, 8 sabia estarem vazios ou com uma quantia de dinheiro insuficiente para uma viagem. Tanto assim era que estavam já de parte, para não me confundirem.
.
O fiscal pergunta-me se o passe validou verde e pede-me outro título de transporte. Eu respondo sim à primeira pergunta e não tenho outro título de transporte para lhe dar. Esqueci-me totalmente da existência dos cartões azuis e passei-lhe então um dos verdes, pois lembrei-me subitamente de o ter na carteira. A máquina nem sequer o leu, passou como inválido.
.
Entretanto já estava a sentir alguma aflição porque reparei que o autocarro não estava a seguir o percurso que imaginei e me afastava do meu destino. Perguntei aos senhores o que se passava a seguir. Disseram-me que tinham de passar o papel, mas que depois eu podia explicar a situação por telefone e o mais provável era não ter de pagar nada se conseguisse argumentar. Ela praticamente me assegurou disto.
.
Saimos na paragem seguinte, eles pediram-me os dados, preencheram uma folha e depois entregaram-ma. Senti angústia. Toda aquela situação imprevista... num minuto estava com pressa para chegar a casa para repousar, no outro já estava naquela situação. Não consegui pensar em mais nada o dia todo. O desenrolar dos acontecimentos passavam na minha cabeça como se fosse um filme. Todos os pormenores. Decidi até experimentar todos os cartões que, estupidamente, lembrei, depois de já ter tido a multa, que tinha comigo. Quando me perguntaram, não me recordei dos azuis, 8 deles guardados numa bolsa à parte. Esses estavam todos sem fundos e, por essa razão, a minha mente simplesmente esqueceu-se deles. Quando passei um dos outros, o mesmo estava válido.
.
Telefono então para o número que me foi facultado e fico a saber que não ia poder argumentar coisa alguma, explicar a situação. Ali só me confirmavam que tinha uma multa a pagar. Fui então até ao local, convencida que aí ia, então, poder fazer o que o fiscal me disse: explicar a situação e, se a mesma fosse compreendida, a multa seria eliminada. Para meu espanto, a primeira coisa que o funcionário me diz é que ali eles não fazem nada, só recebem os pagamentos. Se eu quisesse protestar, como está no meu direito, tinha de contactar a entidade reguladora, o lnstituto da Mobilidade e dos Transportes. O Estado! Saí de lá sem pagar.
.
Telefonei então para a entidade. Por esta altura eu sentia revolta por todo este processo falso e burocrático. E sentia determinação em levar o meu sentido de justiça adiante. Tudo parecia estar "montado", um esquema bem montado, para a pessoa não conseguir defender-se. Pensei cá com os meus botões que aquilo não foi o que o fiscal que me multou deu a entender. Essa informação ele deixou de parte! Depois veio a revolta, por tudo: a injustiça da situação, o nunca ter tido uma única infracção em todos estas décadas como utente da Carris e isso nem ser levado em consideração, o já ter feito quilómetros a pé por me faltaram os tais 20 cêntimos para o bilhete.. como podia agora ter o rótulo de "infractor"?? Isso aborreceu-me muito mais que a multa em si! A ideia de ter o meu nome «sujo» num registo qualquer com a indicação de INFRACÇÃO era a mais dolorosa das injustiças, aquela que me movia a combater a situação com determinação.
.
Ao telefone fui informada que ali não havia espaço para conversas! Ou pagas, ou vais a tribunal. Simples e absolutamente revoltoso para quem foi apanhado numa situação singular. Caso provasse em tribunal que não viajava com título inválido, não pagava a multa. Mas se não o provasse, tinha de a pagar, então mais pesada devido ao período de 5 dias úteis já ter expirado, mais as despesas do processo. Além disso, precisava de TRÊS TESTEMUNHAS.  Estava tudo no verso do papel da multa e era só para isso que me souberam direccionar. Mas esta pessoa ao telefone facultou-me uma outra informação útil - também ela impressa em letras pequeninas no regulamento no verso do papel da multa mas pouco perceptível. É que, caso a pessoa pague a multa no espaço dos 5 dias, a mesma tem uma diminuição. Ora, isto é tentador! E indicador de mais um facto "sujo" nesta história: eles querem é dinheiro. Tanto que até fazem descontos de multas, se fores rápido a pagá-las!
.
Ponderei a situação. Queria justiça, mas não queria ter aquilo como uma espada em cima da cabeça, a arrastar-se durante meses, idas a tribunais, solicitação de três testemunhas... não. Isso é acrescentar mais stress à situação, ao invés de irradicá-lo pela raíz. Mas o factor deciso para mim foi uma informação que me facultaram no local onde fui pagar a multa.
.
Com tudo automatizado, o sistema regista quantas vezes um passe é dado a ler à máquina. O senhor lá me disse umas datas em que passei o cartão inválido na máquina, dando a entender que eram viagens não pagas, que eu sabia ser mentira. Ou melhor: sabia que isso não significava que tinha viajado em fraude, pois o que se passava é que, muitas da vezes, por os passes estarem juntos na carteira, ainda que separados entre si, aquele que a máquina identificava primeiro era o cartão suplente. O meu passe tinha uma leitura difícil nas máquinas desde a altura da sua obtenção. Às vezes até me irritava, porque me fazia perder tempo. Estava válido, tinha o recibo, confesso que, após umas tantas tentativas frustradas para a máquina o reconhecer, ntrei algumas vezes autocarro a dentro, não bloqueando assim a fluidez dos passageiros. Era normal o passe ter meses em que trabalhava bem, outros em que era difícil dar leitura. Atribuí isso às máquinas onde era carregado. A situação durou algum tempo, até que um dia um motorista ensinou-me um truque: dobrar ligeiramente o cartão. De facto, aquilo funcionou às mil maravilhas, e, desse momento adiante, era  raro as máquinas desconhecerem o cartão. Mas com isto, a verdade é que, muitas vezes, quando passava a carteira na máquina e ela validava o título, estava a ler o cartão suplente ao invés do passe mensal. Ou seja: estava a gastar o dobro! O cartão acabava por esgotar viagens e, cada vez que era novamente lido pela máquina, registava como inválido. TODAS essas vezes ficaram registadas na base de dados. E isso era uma injustiça e mais um acontecimento circunstâncial daqueles que parece que tudo conspira contra a reposição da verdade. Confiar demasiado nas máquinas dá nisto. Elas não contam toda a verdade! Só uma versão. A automática!

40 comentários:

  1. exactamente a mesma situação!!! o que é que faço?? pago ou levo a tribunal?

    ResponderEliminar
  2. Ini,
    você é que sabe de sã consciência, pesar os prós e contras e chegar a essa conclusão.

    Se acha que as máquinas vão poder "falar" em seu favor, arrisque. Mas conte com a burocracia! Se não ganhar, terá de suportar os custos do tribunal, além de pagar a multa com agravante.

    Vale a pena?

    Vou voltar a falar do assunto num novo post.

    ResponderEliminar
  3. Aconteceu-me parecido. Há anos que viajo na carris e compro o passe mensalmente, não tenho nenhum interesse em viajar clandestinamente ou fugir ao quer que seja. Por norma apenas utilizo o meu passe nos dias úteis para ir trabalhar, o meu passe expirou no sábado, na segunda-feira de manhã nem me lembrei desse facto e entrei no autocarro da carris, apercebi-me que apitou o vermelho, como ia sair dali a três paragens para carregar o passe não tirei bilhete e arrisquei, por azar entraram os fiscais numa das paragens, tentem expor a situação, inclusivé disse que então pagaria o bilhete, mas que na próxima paragem que era a minha, iria carregar o passe, percebo que deveria ter comprado o bilhete assim que verifiquei que havia expirado, mas acho que sendo eu uma pessoa cumpridora e não pretendi de forma alguma abusar, coisa que verifico diariamente em autocarros como o 750, senti-me injustiçado, e face ao valor da multa neste momento pondero deixar de viajar com a carris, compreendo que têm de controlar as pessoas que viajam sem bilhete, mas há que ver caso a caso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas!No dia 30 de setembro eu levei uma multa e no entanto o fiscal não me deu nenhum papel na altura e eu não sei o que isso significa, será que me conseguem dizer sff

      Eliminar
  4. Caríssimos,
    peço-vos que dêm uma vista de olhos no post que vou publicar de seguida. É a continuação do "open eyes" sobre o episódio da multa. Há mais que ficou por dizer!

    Será que só as pessoas distraídas é que são multadas? Será que multam os que viajam de graça intencionalmente?

    ResponderEliminar
  5. Boas pessoal...aconteceu-me ainda esta manhã ser multado pela 1ªvez, por o titulo de transporte já ter ultrapassado a data. Eu todos os meses carrego o passe da carris , e até julguei que acabava apenas hoje e já me preparav para a seguir á faculdade carregar o passe , qdo entram 3 homens na carris , eu mostro passe e surpreendentemente eles nem quiseram saber de ter passado apenas 1 ou 2dias...disseram tal e qual a mesma conversa como já referida pela Boboquinha, e a multa vai dos 170€ aos 260€ ...eu digo que já decidi n pagar e estou para vêr quais as consequencias!!!! Eu n trabalho, n recebo subsidio de desemprego e n tenho bens, por isso quero vÊR, pois nem paara mim tenho dinheiro , qto mais para uns chulos q estão agora árrasca com a diminuição de pessoal e regalias nos transportes públicos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! Estou exatamente na mesma situação e tambem a ponderar seriamente a hipótese de nao pagar a multa. Sempre nao a pagou? E se o fez que tal correu? Agradecia a sua resposta. Obrigada.

      Eliminar
    2. Presumo que o anónimo está a colocar a pergunta ao outro anónimo mas isto do anonimato tem a desvantagem da pessoa a menos que venha espreitar, jamais saber que lhe colocou a questão, assim como o anónimo só lerá esta resposta se cá vier espreitar.

      Estas situações são revoltantes. Está certo: muita gente anda de penetra nos transportes. Mas também é verdade que muitas apenas têm uma infelicidade. Julgo que se devia pressionar a carris para adoptar medidas mais justas de fiscalização. E IGUAL PARA TODOS!!! Porque ainda não entendi os critérios... Na prática não tratam todos por igual. Deixam DEZENAS de individuos que todos os dias fazem aquilo escapar. Andam uns poucos a PAGAR o bilhete desses outros. Fora os viajantes que adoptaram o hábito de entrar PELAS TRASEIRAS.

      Mas em relação à prática da multa SEM PERDÃO, acho que se devia criar um abaixo-assinado expondo as situações e exigindo uma TOLERÂNCIA para não re-incidentes. Ou seja: para pessoas a que lhes acontece viajar com título inválido PELA PRIMEIRA VEZ. Até mesmo segundas, porque ninguém está livre de um problema qualquer se repetir. Uma sociedade decente sabe que tem de existir diálogo e explicação. Nem todos são iguais. Estão a ser impiedosos e não têm moral para isso. Para se EXIGIR intolerância é preciso fornecer um serviço impecável e sem falhas. E aquelas máquinas estão quase sempre avariadas ou a dar problemas...

      Eliminar
  6. comigo por acaso se passou a mesma coisa, sempre cumpro com os meus direitos, viajo na carris todos os dias meu passe venceu dia 21 e dia 22 fui ao trabalho no percurso entram os fiscais e o auto carro cheio pois vem direto a mim titulo expirado pois disse que pagaria a viagem, nao quiseram sabertoma la uma mai la ulta, decidi nao pago 1 centimo sequer para esses chulos que estao a rasta nao tenho nem a mim vai la dizer a multas......

    ResponderEliminar
  7. Pessoal o que acontece quando o processo da multa vai a tribunal?

    Prescreve? Existe agravação com custos processuais?

    Existem algumas punições judiciais?

    Sei que na prática nada acontece mas gostaria de ter acesso a um documento oficial que principalmente esclarecesse estas questões. Obrigado!

    ResponderEliminar
  8. Aconteceu-me exactamente isso à poucas horas, autocarro cheio de gente aos empurrões, passei o cartão pensando que tinha sido validado o que não aconteceu... E agora? O que acontece se eu não pagar a multa?

    ResponderEliminar
  9. Tambem me aconteceu. O que acontece se não pagar a multa? Recebi uma carta com registo do imtt e não sei o que fazer porque não tenho mesmo como pagar a multa por muitos descontos que eles façam... Sei que este post já foi há algum tempo, mas se souber quais são as consequencias de não pagar a multa por favor ajude-me

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, lamento a sua situação mas não sei o que acontece se não pagar a multa porque a paguei e desconheço se alguém aqui optou pelo não pagamento.
      A única coisa que me parece que pode fazer é falar o quanto antes com as entidades para se informar sobre a situação. Os contatos estão todos nas comunicações. Informe-se bem! Quem não deve não teme e mesmo que deva, não matou ninguém. Abç de boa sorte.

      Eliminar
  10. Boa tarde, também recebi recentemente uma multa da Carris e não queria pagá-la. Como ficou a vossa situação? Todos pagaram? Quanto tempo leva todo o processo? Grata desde já.

    ResponderEliminar
  11. Estou a passar pela mesma situação. Em Agosto de 2011, apahei o 36 sentido Odivelas, mas o meu bilhete tinha expirado e nem sabia. Quando chegaram 3 ficais e 2 polícias. Pediram-me o bilhete e eu inocente mostrei e dava inválido. Pedi para sair na próxima paragem e eles não aceitaram. Pediram-me para pagar, infelizmente não tinha nenhum centimento. Passaram-me multa. Na época era estudante, a minha mãe foi no carris, e eles disseram que não podiam fazer nada. Agora encontro-me desempregada. Recebi um presente da minha madrinha para tirar a carta de condução, mas tenho receio porque recebo cartas de IMTT, não sei se isto pode me prejudicar. O que posso fazer? Obrigada, estou desesperada.

    ResponderEliminar
  12. Infelizmente não a posso ajudar, só aconselhar a resolver a situação o quanto antes o melhor que conseguir. Deixou andar e não pagou, para receber as cartas, certamente. Vai para tribunal, acho eu e tem de passar por todo o processo. Contacto o IMTT. É provável que queiram o dinheiro. A dobrar. Acho que está MAL. Ao menos devia existir atenuantes para não reincidentes. Ou seja: se foi a primeira vez que teve um problema que tal mostrar um pouco de compreensão? Mas não é assim que acontece. Aliás, acho também mal que não a tenham deixado ir com um aviso apenas. Porque desde que me aconteceu isso já viajei várias vezes e sempre vi os fiscais fazerem isso. Porquê não a você? Porque não a mim? Começo a pensar que é uma questão de género, pois todos os que vi entrarem sem bilhete sabendo muito bem o que faziam eram rapazes.

    Contacte o IMTT. Informe-se junto a um advogado se conseguir um. Tente através da Deco. Boa sorte.

    ResponderEliminar
  13. Foi a minha primeira vez a andar sozinha em lisboa. OUVI com todas a certezas vi as luzes verdes. Eram três revisores a dizer-me que era mentira e impossivel e rapidamente me pediram o cartão de cidadão.Eu disse que podia pagar o bilhete tinha dinheiro trocado e tudo. O senhor sorriu e disse 'deixe estar, menina....'e sorriu. Quando sai do autocarro pediram-me mais dados e deram-me um papel e desejaram-me bom fim de semana. Estava com pressa, não liguei, até achei os senhores simpáticos! Só quando estava em casa fui ver o papel. 180euros para pagar quando me ofereci para pagar o bilhete com moedas e mesmo tendo o cartão válido.
    Vou começar a universidade agora, tenho apenas o suficiente para a propina de setembro guardado e liguei para lá a pedir um plano de pagamento. 'Tenho muita pena jovem, mas é melhor pagar já porque depois pode meter-se num sarilho'. Pois, num sarilho já eu tou, divida entre dar as minhas poupanças a uma empresa que me apanhou desprevenida ou ao meu futuro......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe cara anónima, é que se confia cegamente nas máquinas!

      No seu caso parece-me que se trata, mais uma vez, do gosto que têm em passar multas a MULHERES sem dó nem piedade. Enquanto deixam tantas vezes escapar aqueles que chulam o sistema regularmente. Eu VI mais que três vezes, fiscais deixarem escapar jovens rapazes com ar de quem faz aquilo várias vezes e até outro com ar mais "certinho" mas que também entrou no autocarro sabendo o que ia fazer. Vai que quando apanham uma pessoa realmente surpresa com o sucedido são implacáveis e FALSOS. Foi o meu caso. Poderá ter sido também o seu.

      Boa sorte e tratemos de DENUNCIAR os casos que consideramos INJUSTOS!!

      Eliminar
    2. Ah, e antes que alguém venha para aqui acusar-me de ser injusta, de não saber o que falo, leia primeiro todos os casos que relatei e os pormenores. Verão que não escrevo nada levianamente.

      Eliminar
  14. Boas! Gostaria que me tirassem uma duvida, eu levei uma multa no dia 30 de agosto e o fiscal não me deu nenhum papel na altura, o que isso quer dizer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então como sabe que levou multa? Desculpe mas não dá para entender o seu caso. Se não recebeu um papel e, principalmente, se não recolheram os seus dados pessoais de identificação, julgo que não tem de se preocupar. Agora se PAGOU na hora por uma multa e nem ficou com comprovativo então provavelmente foi roubado.

      Terá de especificar o que lhe aconteceu. O normal é pedirem os dados pessoais, preencherem uma papel e depois dão-lhe uma cópia.

      Eliminar
  15. lá esta, os fiscais não me deram nenhuma cópia depois de terem preenchido tudo com os meus dados e eu não sei o que isso significa e pior ainda, não sei o que devo fazer...?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aconcelho-o/a a telefonar para a Carris e expor a situação. Diga em que carreira ia, o dia e a hora para que eles possam consultar a base de dados. Mas pelo que me indica parece-me que foi "perdoado", pois se não lhe entregaram um comprovativo devem ter agido "para inglês ver". Existiam pessoas a observar?

      Em todo o caso julgo que o melhor a fazer é tentar perceber se a multa existe ou se foi relevada. Se não existir NADA em seu nome pode ficar descansado. Tem um prazo de 5 dias para contestar ou para pagar com "desconto". Para evitar receber um dia em casa um desconfortável aviso para comparecer em tribunal, telefone.

      Boa sorte e diga se sempre foi multado ou não depois de o confirmar.

      Eliminar
  16. Situação diferente, mas no entanto parecida. De injustiças, está este mundo cheio, e eu vou ter que pagar por esta, e bem! Mas se pensam que eu fico por aqui estão enganados. Garanto que me vou fazer ouvir, não enquanto uma cliente que eles vêm como uma que "quer escapar á multa" (para eles = a desculpas, mas nem a todos tal se aplica) , mas sim como uma daquelas que eles tanto apregoam de querer melhorar a satisfação do cliente... Tarde demais para mim, mas se calhar muito a tempo de muitos outros, que como eu fazem de tudo, ou quase tudo vá, para tentar cumprir as suas obrigações, e que ao mínimo descuido são rotuladas como "infractores", mais ainda me revolta o facto de, na carreira onde eu ando diariamente, e que passo o meu passe válido, DIARIAMENTE OUTROS NÃO O FAZEM, e pouco me quer fazer crer que vão pagar 180 euros! Ah desculpem, a CARRIS é tão simpática que FAZ UM DESCONTO àqueles que se apresentarem e pagarem a respectiva coima dentro de 5 dias úteis, mas que não os ouvem! Pois então penso... Não seria muito mais correto ouvirem os vossos tão estimados clientes, e então a quem a justificação não fosse de toda válida pagar a totalidade da coima em causa? Até poderia ter que pagar totalidade da coima, mas ao menos tinha sido ouvida e fazer me ouvir! Teria sido "justo" (dentro de todas as injustiças)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carolina, foi exatamente essa ausência de diálogo inicial que me revoltou. Fui induzida pelos fiscais que me multaram a pensar que poderia me explicar. Cheguei lá e pediram-me dinheiro. "Aqui é só para pagar". "Explicações só em tribunal - está tudo no verso do papel". Virei as costas decidida em não me sujeitar ao que considerei um esquema imoral de caça à multa. No meu entendimento a Carris e as suas "aplicações de multas" é um exemplo perfeito de extorsão que se refugia nas leis. Eu ao menos senti que estava a ser vítima de extorsão. Num esquema bem montado. Em que se refugiam nos dados das máquinas, que são falíveis e desumanas. A imagem da empresa à mesma resguardada, eu a vilã e eles a colocarem a mão nas carteiras alheias sem dó nem piedade. Sem explicações e usando a lei para tornar quase impossível uma pessoa se defender e ganhar a causa. Afinal, o lado "lesado" são eles (ahahah), ficarem sem 1.80 centimos e como tal exigem um retorno de 1000%!!.

      E sabe que mais? Cada vez ando MENOS de autocarro. Aquele que foi o meu meio de transporte desde os 10 anos de idade. Sempre a pagar passe, bilhete, tudo. E por um momento único de uma infracção que assumo mas que tem explicação, toma lá a punição. E é vê-los como bem diz, os que normalmente fazem disso desporto, a entrar sem pagar! Desses os fiscais FOGEM, com medo. Para não terem de ir à delegacia. Multa gostam de passar de imediato as multas é às pessoas que avaliam ser "boa pesca" para os cofres da empresa. A outros fecham constantemente os olhos... E se leu mais sobre o assunto aqui no blogue deve se ter deparado com a busca dos CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO que trouxe a debate. Parece que as "vítimas" quase sempre correspondem a um padrão. Ao menos pelo que pude observar pelos meus olhos, vi pessoas aparentemente honestas e trabalhadoras que se viram num aperto. E vi muitos a assumir mesmo na boa, na cara, no descaramento que não tinha bilhete e simplesmente esperaram que chegasse à paragem pretendida e o deixaram sair. Já vi muita coisa! Nada bate certo. Existem dois pesos, duas medidas, e tudo tem a ver com a postura e a aparência! E até, quem sabe, o género... (outro factor observado). Os justos, de uma forma ou de outra, pagam sempre pelos pecadores :(

      Eliminar
  17. Boboquinha, e se eu disser que tenho uma multa de 148.50€ passada na sexta feira(16/11) e o passe válido até dia 22/11? Por não ter validado o PASSE(!), válido por 30 dias, apanhei uma multa de 180€, mas espere, tive direito a desconto! O que acha que faça? contacto a deco? Vou directa ao IMT?
    Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara anónima,´
      lamento só agora ter dado conta desta sua mensagem mas estou muito curiosa para saber que procedimentos tomou. Fez alguma coisa?

      A lei protege a Carris pois esta precaveu-se deixando claro que a NÃO VALIDAÇÃO do bilhete dá direito a multa. Não lhes interessa se tem passe válido ou não. Têm por lei o DIREITO de lhe passar multa!

      Se é justo? Claro que não! É moralmente e eticamente repreensível. Ainda mais quando se vê por aí tantas pessoas sem passe a entrar e a usufruir do transporte de graça. O que a Carris parece estar a fazer é querer que uns PAGUEM as viagens desses infractores.

      Parece-me não ser uma má ideia expor a situação à DECO. Está mais do que na altura de uma entidade com poder de investigação ter conhecimento das muitas queixas dos utentes da Carris.

      A empresa Carris revela-se inflexível e arbitrária. Não existe NENHUMA ABERTURA para o diálogo, uma explicação ou solução. As circunstâncias, se quiseres debatê-las, remetem-te para uma ida a TRIBUNAL.

      O Tribunal é para infractores, é para criminosos é um recurso extremista para alguém que se limitou a não validar um passe... Devia de existir uma abertura de diálogo intermediária e que não acarretasse custos na justiça! Como se esta não tivesse MAIS NADA com que se ocupar...

      Não nego - porque o vejo, que existem muitas pessoas a usufruir de transporte sem validar bilhete, até mesmo sem terem bilhete! Mas a questão é que não parecem ser esses os mais caçados. Não são esses que preocupam a Carris. Eu vi mais que uma vez fiscais deixarem esses ir embora sem multa. Presenciei-os a RECUSAR fazer uma vistoria ao veículo após receberem a dica do motorista que havia no interior muitos em situação ilegal. Perante isto, o que se pode pensar? Que a Carris está a castigar os que podem através de avultadas multas pagar os títulos de transporte desses!!

      Falo por mim, uso também o seu exemplo e outros que observei.

      Não existe de parte da empresa NENHUMA abertura para o diálogo, para uma justificação ou explicação. Ou pagas ou pagas. E com direito a desconto! Um absurdo, é praticamente uma coação. Porque ir ao tribunal, apresentar três testemunhas e ainda correr o risco de ter de pagar a multa e as despesas de tribunal é uma "alternativa" extremista, ridícula.

      Eliminar
  18. boa noite eu foo multado pela a primeira vez e ainda nao recebi nenhuma carta em casa se eu nao receber ate passar 5 dias o que eu faço

    ResponderEliminar
  19. eu foi multado a dei o meu lote antigo, nao pediram o codigo postal o que eu faço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,
      é já o segundo caso que me pergunta o que fazer por não ter facultado os dados integrais e ficar na dúvida se vai ser multado. O melhor que tem a fazer é telefonar para a Carris para confirmar se a multa está registada. Tem 5 dias para PAGAR com desconto!!! Mais que isso paga na totalidade (ridiculo).

      Esteja descansado que eles não se vão esquecer de o contactar caso lhe queiram cobrar o valor da multa mais os juros. Ou então é contactado pelo tribunal. Para evitar essas desagradáveis surpresas aconselho a que não espere. A lei está a proteger a empresa, não você. Lembre-se disso.

      Eliminar
  20. O Boboquinha não informa, o que nós queremos saber.Eu vou reponder: Se voçês não tiverem rendimentos ou bens penhoráveis;ou se ganharem o ordenado mínimo;se a v/pensão não for superior ao ordenado mínimo, não paguem a multa.O Tribunal não vos pode obrigar a pagar a multa se não tiver rendimentos penhoráveis.chapeu preto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. era isto mesmo que eu queria saber caro amigo!
      mais uma coisa, passado quanto tempo é que a multa demora a prescrever? peçolhe por favor para me responder para o email bolas7@sapo.pt pois não quero pagar nem um centimo a esses xulos

      Eliminar
    2. verdade Eduardo?
      é que eu não tenho mesmo como pagar, tinha um bilhete metro-carris,andei no mestro mas usei-o na carris no dia seguinte (achava mesmo que estava válido, pois não o tinha usado no dia anterior..) o validador estava a dar erro de leitura a todos os utentes que entraram ao mesmo tempo que eu, por isso não achei que houvesse nada de errado. Era para sair na paragem onde os fiscais entraram, mas escolhi sair na seguinte, vi-os e não saí ( algo que podia ter feito tranquilamente ), o resto podem adivinhar.
      A única coisa que tenho é um carro ferrugento de 1988 que só pega de empurrão...obrigada. Sofia

      Eliminar
  21. Em Setembro do ano passado, entrei no 764 e só validei o passe quando o autocarro já estava em andamento. Como não estava válido e não queria comprar bilhete, quis sair na paragem a seguir. O motorista não abriu as portas, não deixando sair ninguém nessa paragem, apenas abriu as portas da frente para deixar os picas entrarem. Assim que os picas entraram, o motorista passou outra paragem sem deixar as pessoas sairem. Quando o pica me apanhou sem passe válido, tentei explicar a minha situação, que não foi ouvida. Pediu-me o B.I. e a morada, sem me dizer para o que queria, nem explicar a situação. Quando perguntei se me estava a passar uma multa disse que podia ser ou não, que ia mandar os dados para uma entidade superior e que só aí é que viam se iriam passar multa ou não. Não me deu nenhum comprovativo, nem me informou sobre o direito que tinha em pagar a multa com desconto nos 5 dias seguintes. Agora recebi um aviso de uma carta da IMT dos correios, para a minha morada antiga (não para a morada que dei ao senhor no autocarro). Acham que deva pagar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A dúvida é sempre a mesma e a resposta também. Só você pode saber.
      Eu compreendo o motorista de autocarro que "trama" os passageiros que ele percebe entrarem sem validar o bilhete. São cada vez mais e mais as pessoas a fazerem-no! Já vi pai com filho pequeno a entrar sem pagar, dois namorados a entrar sem sequer se darem ao trabalho de fingir terem algo para passar. E fazem-no constantemente, logo nas paragens de início de carreira, inclusive.

      Eu não entendo. Mesmo. Já vi muita coisa e continuo sem entender COMO PODE SER TÃO DISPARE esta "justiça". Ao ver tantos a passar sem pagar, porque não tenho o mesmo direito? Principalmente quando faço uma viagem que é apenas por UMA PARAGEM. Mas TODOS temos de cumprir a lei e pagar, essa é que é a forma correta de agir.

      Mas a verdade é que a empresa e os picas também não agem adequadamente. Se quisessem realmente prevenir a burla decerto já teriam arranjado forma. O que querem é caçar multas - a quem as pode pagar. E sim, sei ser verdade que os picas descartam a gravidade da situação e a sua responsabilidade na mesma. Dão a entender que a multa não é garantida quando na realidade, assim que emitem aquele papel, ela já está em vigor.

      Eliminar
  22. oi, eu levei uma multa no metro no verao so ano passado desde entao, nunca me enviaram cartas nem nada, mas para meu azar perdi o passe ontem estou com medo pois vou ter de pagar a multa ou posso refaze'lo sem problemas? responda'me urgentemente sff.. bjs i obgd

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cadi, resposta rápida como pode perceber pelos comentários anteriores, é muito difícil. E também é preciso entender que não sei as respostas a estas questões, pois sou um utente como vocês, revoltado sim, com as crescentes injustiças de parte a parte.

      Acho que terá de experimentar. Se nunca recebeu carta, dê-se por feliz. Provavelmente nunca lhe vão cobrar a multa. Mas não é garantido. O passe, penso eu, pode fazê-lo sem problemas. Há partida... Experimente. E depois volte aqui para contar! Boa sorte.

      Eliminar
  23. a partir de ontem 10-11-2015 é possivel transferir o carregamento em caso de perda do cartao L123 e outros. Se perdeu o cartao viva lisboa solicite um novo cartao e a transferencia do carregamento ainda por usar na loja do apoio ao cliente do transportador onde foi comprado ex CP Cais do Sodre. tem de apresentar o original do recibo.

    ResponderEliminar
  24. É especialmente divertido constatar os locais / carreiras postam os ficais da Carris. Um exemplo é a paragem diante do Centro Comercial Colombo da carreira do 767 com direcção à Damaia. Diariamente entram dezenas (centenas?) de pessoas no autocarro que NÃO possuem título de transporte. Os motoristas sabem todos disso. Quantas vezes já vi lá revisores em 5 anos? Rigorosamente NENHUMA. Não vale a pena passar multas a quem não pode pagar. Assim, as fiscalizações são feitas em sítios onde o os utentes, em princípio, têm recursos para pagar. Não pensem que é um mero acaso. A Carris presta um serviço singularmente medíocre mas são peritos em arquitectar tudo para cobrar a multa. E tudo o consentimento silencioso do Estado e da entidade reguladora.

    ResponderEliminar
  25. Ola hoje tomei uma multa no carris por estar sem passe validado,mas valido todos os meses,ainda não tinha validado porque estava sem dinheiro,acham que pago a multa?! apesar nem ter dinheiro para paga-la!!sou estudante e nao tenho bens para penhorar e nada, se não pagar o que podem fazer...se virem meu comentario respondem-me se faz favor

    ResponderEliminar

Se veio até aqui por saber o que é andar diariamente num autocarro da Carris... somos solidários!