terça-feira, 24 de março de 2009

Licção: como tossir

Não gosto de pessoas a tossir em cima de mim. Nem na minha direcção.

Hoje ao entrar no autocarro, a primeira coisa que me acontece é a mulher que vem sentada na frente, tossir em mim. Sou tão rápida a passar e a caminhar até parar num qualquer lugar, que seria de esperar poder me esquivar a estes desaires. Mas não tive hipótese.


Hoje o autocarro não quis dar-me tréguas. Assim que encontrei um lugar para ficar (de pé), a pessoa sentada atrás de mim, tosse. Logo outra se coloca a meu lado, e também tosse. Depois mudo de lugar para não ficar a incomodar quem quer passar, e assim que troco, a mulher sentada atrás de mim também tosse. Fiquei a achar aquilo muito mais que uma coincidência. Mas que tenho eu, sem ser mel? Também gostam de tossir em cima de mim? O meu signo bem que me dizia para ter cuidado com doenças infecto-contagiosas!


E o autocarro hoje parecia conspirar para isso. Um motim de gargantas a tossir. A coisa já ia tão disparatada, que começei a contar quantas vezes se ouvia tossir naquele autocarro. Ainda por cima vinha em silêncio, ninguém conversava ou transportava aqueles ruidosos portáteis cuja música sai pelos phones apenas como ruido. Dizem que o bocejar contagia. Pois a tosse deve ser igual. Querem saber, num percurso de 5 minutos, quantas vezes se tossiu? 40! Número redondo!

No próximo autocarro que apanhei, de iguais dimensões, também para fazer outros 5 minutos de percurso, tossiu-se muito menos que a metade dessas 40 vezes.


As pessoas julgam-se educadas mas, só pelo simples facto de não desviarem o pescoço em direcção ao chão, são umas malcriadas! Para tossir, senhores e senhoras, não coloquem um punho à frente. Este não impede os germes de atingir as pessoas! Nem coloquem a mão com os dedos entreabertos. Os germes também atingem as pessoas! E depois, expliquem-me lá, o que fazem às mãozinhas? Usam-nas para se agarrarem nos postes e corrimões, para não cairem, não é? Então onde ficam os germes? Bingo!

Assim a única coisa que fazem é espalhar micróbios por toda a parte. Quarenta gargantas a tossir em 5 minutos é um exagero! Julgava eu que o Inverno é que era de temer, com as gripes e constipações que dizem existir. Mas parece-me bem mais inocente que a Primavera, em que todos tossem para cima dos outros e não têm consciência do gesto rude que têm!


Querem tossir? Têm que tossir? Muito bem: dobrem a barriga com a cabeça em direcção ao chão, e tussam na direcção dos pés. Assim, só o calçado, já ele bem fustigado por poeiras e porcarias, sofre o prejuizo. E nos sapatos, você não vai colocar a mão, pois não?


Aprendam a tossir!

1 comentário:

  1. Pois, lá se dizia no meu tempo, que tossir para cima das pessoas era feio... eu se o fizesse, levava uma descasca que até ia de lado... e nem é daquelas regras de boa educação parvas e descabidas, é que se anda mesmo por aí a espalhar "microbiedo", de maneira que é mesmo capaz de não ser lá muito boa ideia, digo eu.

    Ahahahaahahahah, a tosse perseguiu-te nesse dia, já que não a tinhas tu, levaste com a dos outros, que é para a próxima vez aprenderes a arranjar uma doença infecto-contagiosa tua, que é para não te andares a aproveitar da trabalheira que dá tossir dos outros ahahaah!!

    Ahahah, boa contaste o número de vezes!! Bem, lá na escola é o mesmo, há alturas em que os miúdos andam todos doentes; eu felizmente não sou muito atreita a apanhar bicharadas... mas andam aí alturas em que anda tudo doente, faltam-me os miúdos às aulas, tossem os colegas, enfim... e eu tenho de ter muito cuidado, porque se me constipo, normalmente segue-se uma reacção alérgica horrível em que fico pelo menos 3 meses a tossir (e não há charopes nem vapores que valham), sem dormir eu nem deixar mais ninguém dormir num raio de, pelo menos 200 m :-(.

    Beijoka!!

    ResponderEliminar

Se veio até aqui por saber o que é andar diariamente num autocarro da Carris... somos solidários!