sábado, 14 de novembro de 2009

Leitura na Carris?

Saiu nas notícias de todos os jornais gratuitos. Desde quarta ou quinta feira passada, a Carris está a distribuir, gratuitamente, aos passageiros, grandes obras de literatura. O objectivo é promover a dita e tornar as viagens na Carris muito agradáveis.


Ora...

Assim que li isto, achei um absurdo. Dinheiro mal empregue, mal gasto, desperdício de papel ou atentado ecológico, uma iniciativa que talvez viesse a servir para alguém lucrar individamente com isso. Mal existem condições para fazer uma curta viagem sem andar aos solavancos e atropelos, quanto mais para fazê-la a ler um livro... Logo a seguir, pensei na gripe. Se estes livros fossem distribuidos de "mão-em-mão", não passariam de mais uma forma facilitada de contágio...

Agora não sei mais o que pensar muito simplesmente porque, como passageira, ainda não presenciei nada desta suposta medida! Então estive esta sexta-feira muito atenta a todos os passageiros com que me cruzava. Uns tantos traziam um livro na mão e pensei: será isto? Outro tinha outro livro: será isto? E um terceiro tinha 4 sacos cheios de livros... serão para distribuir?

Mas nada aconteceu... a não ser uma senhora com duas malas que, ao me pedir licença para sair do lugar ao meu lado, pisou-me o pé com tanta força que ainda o sentia 30 minutos depois.

Sabem, há pessoas que ao se deslocarem precisam agredir outras. Existem aquelas que vão avançando pelo autocarro e se seguram num e noutro corrimão, no teu ombro, no teu cabelo, no teu joelho... e te pisam o pé!

Lá pensei que a senhora, por ser senhora, ligeiramente obesa, com dois sacos, não tivesse muita mobilidade. Mas saímos ambas na mesma paragem e olhem que ela... andava tão depressa que nem eu, que sou rápida, tive pedalada para a dela. A estúpida não tinha qualquer razão para me pisar daquela maneira... tive vontade de lhe limpar a marca de sujidade que me deixou no sapato nas calças.

1 comentário:

  1. Pois é o "pisar " é algo que ainda me recordo do tempo em que andava de autocarro, há coisas que nunca mudam...
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Se veio até aqui por saber o que é andar diariamente num autocarro da Carris... somos solidários!