quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Livros? Prefiro inseticida!

Correndo o risco de tornar conhecida a minha "identidade anónima" como utente da Carris, tenho de relatar uma situação caricata que aconteceu dentro do autocarro.

O dia até começou mal: perdi um autocarro estando mesmo perto dele, uma mulher foi estúpida sem qualquer razão, trânsito, perda de outro autocarro, correria para apanhar um terceiro e depois um quarto…

Mas a maior surpresa estava reservada para o final do dia…
Ia sossegadinha sentada num banquinho quando, por acaso, olho para baixo e vejo 3 coisas escuras a deslizar no meu sentido. Aquilo prendeu a minha atenção. Seria uma porcaria qualquer a deslizar devido ao movimento do autocarro? Quando aquelas 3 coisas andaram para trás sem o movimento se alterar, aproximei-me para ver o que eram. Eram bichos, mais concretamente, baratas! Haviam 3 baratas no autocarro! E estavam ali, perto dos meus pés. Tão perto que, assim que se aproximaram, decidi mudar de lugar. Imagina uma coisa destas a subir pela perna acima… chegas a casa, trocas de roupa e dás pela surpresa (ou não!).


Existem inúmeros cenários de possibilidades desagradáveis: os bichinhos a entrar dentro do saco das compras da mercearia, os bichinhos em cima do colo, os bichinhos a procurar abrigo num lugar quentinho e escuro por entre as tuas roupas…
.
Elas (as baratas) começaram a subir a lateral. Achei espantoso e só depois me lembrei que era um daqueles momentos para registar e tinha comigo a câmara de fotografar! Que melhor ocasião que esta?
.
A pensar que devia alertar o motorista para que este reportasse a quem de direito e se procedesse às medidas necessárias aquando a limpeza daquela viatura, aproximei-me e disse-lhe:
.
-Sr. Motorista, desculpe, é só para lhe dizer que tem três baratinhas ali atrás…
- Há! Não faz mal. Estão lá a brincar! – diz, sem surpresa.
- Há é? Está bem. – digo, sem preocupações.

.. É caricato, até engraçado mas tudo isto revela apenas uma coisa: o nível de falta de higiene dos autocarros da Carris. Não se iludam… limpeza é coisa que não existe por ali. As danadas, pelos vistos, eram de estimação!

.

Será que também já lhes deram nomes? :)

.............A BARATA..............
O bicho de estimação da Carris

4 comentários:

  1. Mande um mail para o Provedor de Cliente da Carris, costuma ter efeito. Indique o nº de frota do autocarro, a carreira o dia e a hora que viu as baratas no autocarro. Mal a Carris tome conhecimento manda desinfestá-lo. Se for o 4255, eu tambem já la vi baratas e não eram 3, eram centenas. Mas já voltei a andar nele desinfestado.

    ResponderEliminar
  2. Centenas de baratas?? Eu morreria com o susto! Tantas... Ao sair não me lembrei de ver o nº autocarro para poder apontar com exactidão a viatura. Sem isso, eles dificilmente saberão. Se bem que deviam era desinfectar todas. Mas vou seguir a sua indicação... para uma boa causa e o bem de todos! (Até da imagem da Carris!)

    ResponderEliminar
  3. É normal os autocarros "ganharem" baratas. As pessoas são porcas e deitam restos de comida e colheres de iogurte, etc para o chão, aquilo fermenta e aliado ao calor do motor, as baratas estão no paraíso. O mesmo se passa em restaurantes, cafés, supermercados, etc...

    A Carris costuma desinfestar os autocarros, acho que é da Lei. Mas por vezes as baratas são mais rapidas.
    Quando vi centenas de baratas no autocarro, estavam a subir e a descer as paredes debaixo dos vidros do autocarro na traseira do autocarro. Eu quando as vi, mudei de lugar, passado um bocado olhei para lá e os bancos naquela zona iam cheios de gente sentada. Pelos vistos há quem não se importe! Foi no 794.

    ResponderEliminar
  4. Se calhar na pressa de viajar sentadas, as pessoas não repararam que tinham companhia... ou acharam que estava do lado de fora. Eu já não gosto quando aparecem moscas, quanto mais! Mas acho perigosa a normalidade com que se aceitam estas coisas. Dizer que é natural, é. Mas por causa disso aceitar, é mau.

    Não se deve aceitar como "normal" nem a presença de infestações, nem os sinais evidentes de falta de higiene. É por isso que as pessoas são porcas. Porque todos começam a achar "normal". A maioria dos utentes não são, decerto, porcos. Apenas alguns. Então, porquê as viaturas têm de estar sempre sujas e com cheiros desagradáveis?

    Porque tornou-se "normal"... Não!
    Temos de recuperar a "nossa" voz e falar pela melhoria das condições de vida de todos. Ou será que este tipo de intervenção termina com a forma de estar da geração anterior?

    ResponderEliminar

Se veio até aqui por saber o que é andar diariamente num autocarro da Carris... somos solidários!