segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Onde está o cartaz?

Faz algum tempo que não escrevo aqui sobre a experiência diária como utente da Carris. Utende profissional, já que os autocarros são o veículo de deslocação desde os 9 anos de idade, altura em que andava com o passe enfiado numa carteirinha que carregava num cordão à volta do pescoço... ah, infância!

Bem, tenho estado constipada e o facto de, na véspera de aparecerem os sintomas, duas pessoas terem tossido para cima de mim estando no autocarro, não deve ser coincidência. É algo que ainda me perturba: observar a falta de gestos de educação e cortesia ou mesmo, segurança, uma vez que já chove lá fora e dizem os especialistas que os casos de Gripe A vão triplicar nesta altura...

Uma mulher perturbou-me em especial porque, com tanto espaço no autocarro, foi segurar-se no corrimão superior ao meu lado. Eu viajava sentada num banco individual de costas para o sentido do movimento do veículo. Pois assim que ali "pousou", a senhora tosse para cima de mim! Há descarada! Na boa! Que coisa! Logo depois, a mulher sentada no banco paralelo ao meu levanta-se e a senhora de blaiser azul claro senta-se no lugar desta. Não podia ter tossido aí? Não podia ter tossido antes de entrar no autocarro? Porquê, digam lá, porquê assim que ambas as mãos agarraram o corrimão, ela teve de tossir? Nem tentou desviar o pescoço... tsc, tsc, tsc!

Mas nesse dia fiz um "teste" e até me assustei. O que parecia uma coincidência, aconteceu algumas vezes para deixar de ser. Sentada naquele lugar, preocupei-me em olhar sempre para fora do autocarro. Por vezes dá vontade de olhar em redor e, quando o fazia, o som de alguém a tossir remetia-me de volta para a paisagem exterior. Quando voltava a olhar para o interior, mais alguém tossia. Há quarta coincidência decidi não olhar mais para dentro do autocarro!

E quando olhei para a mulher do blaizer azul...

Ok. Está visto. Dito assim, parece que tenho uma mania ou atraio estas coisas. Devo ter algo que causa alergia. Mas uma coisa digo: a DGS está de parabéns pelos alertas e comunicados que faz à população. Se esta ainda não adoptou os comportamentos necessários, não é por falta de aviso. Já a Carris... tirando umas parcas vezes há 3 meses atrás em que entrei num autocarro com aquele cartaz meio inofensivo e nada de percepção imediata (o das esferas de água que mencionava a Gripe A), nunca mais encontrei UM ÚNICO cartaz ali, para lembrar as pessoas o que está em causa cada vez que entram no autocarro. Aqui acho que a Carris falha e, sinceramente, não esperava tal coisa. Com tamanha divulgação, não pensei que o interior dos autocarros fosse o local onde a coisa ia passar despercebida. Aposto que, se enchessem aquilo de cartazes, as pessoas se lembrariam de não tossir à toa...

E ainda falta saber, afinal, sobre a desinfecção das superfíceis... os autocarros terão sequer tempo para essa manutenção, quando, antes, nem pareciam ser limpos? Imaginem, nenhum detergente naqueles corrimões, os imensos "rabiosques" que se sentam em apenas uma hora num daqueles assentos de pano... o piso que, quando chove, os pingos de água dos guarda-chuvas traçam riscos de óleo... e a gripe A... É caso para perguntar: quem inspecciona isto? Havendo o alerta, quem, do governo, decide nomear uma comissão que ordene as entidades privadas como a Carris a garantir aos cidadãos que todos os cuidados para não facilitar a dissiminação da doença estão a ser tomados?

6 comentários:

  1. Concordo plenamente com o que diz(peço desculpa por trata-la por você mas não sei a sua idade), como empresa que é devia ter os avisos da Gripe A já que qualquer estabelecimento careta os tem.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. mas será que é preciso mais avisos? estar a gastar mais papel para que? o planeta já não sofre o suficiente?
    qualquer pessoa minimamente inteligente e que não viva noutro mundo já deve ter visto e lido sobre a gripe A , basta ter visto pelo menos uma vez o telejornal nos ultimos 6 meses.

    ResponderEliminar
  3. No Porto a STCP tem um cartaz da DGS fixado em todas as paragens com conselhos sobre prevenção da Gripe A. O site da empresa é outro ponto onde se pode ter acesso aos conselhos da DGS.
    Para além disso, no interior dos autocarros os painéis electrónicos que anúnciam a paragem, também são usados pela empresa para dar alguns conselhos como prevenir a Gripe, como por exemplo, a maneira correcta de lavar as mãos...

    ResponderEliminar
  4. Não conheço o Porto muito menos os transportes, mas pelo que refere parece que têm uma atitude mais adequada. As paragens de autocarro da Carris só contam é com publicidade! Os painéis electrónicos só anunciam o "stop"... e nenhum cartaz ou panfleto à vista sobre o surto.

    No interior de alguns autocarros existem anúncios a exposições e serviços da Carris, mas são discretos. Pequenos, colocados estrategicamente no alto, acima da janela central, onde recebem menos visibilidade. O que eles fazem de forma mais recorrente é encher as viaturas com panfletos (atenção, comentário de " anónimo") a anúnciar um qualquer serviço e o autocarro vira uma lixeira de papel.

    Noutro dia um motorista comentou comigo muito espontaneamente esse facto e achei a coincidência de opiniões uma validação à situação...

    ResponderEliminar
  5. Falta de civismo, caro anónimo, é essa observação...

    ResponderEliminar

Se veio até aqui por saber o que é andar diariamente num autocarro da Carris... somos solidários!