sábado, 15 de agosto de 2009

Deslocação em Lisboa com a CARRIS

Pensar ir em algum lado em Lisboa, de transportes públicos, é totalmente inviável quando a opção é a CARRIS. Como é que querem que as pessoas optem por este transporte, se essa escolha implica PERDER HORAS em viagem?!

.
Bolas! Lisboa não é uma MEGA-CAPITAL, como Londres e assim. Não se justifica deslocações de A para B que levem mais de uma hora! Nesse espaço de tempo, vê-se um filme na televisão (com as esperas e atrasos, um filme incluindo os intervalos para publicidade) e não se fica com o corpo todo muído de tantos solavancos nem cansado do calor e do movimento.

.
Fiz o teste. Pensei em dar um «pulinho» até Sesimbra. Estou a precisar ver o mar e cheirar a maresia. Uma pausa para energizar o facto de ficar o fim-de-semana agarrada ao computador a trabalhar. Decidi partir de um ponto central de Lisboa - O PARQUE DAS NAÇÕES, até o terminar rodoviário dos transportes-Sul, na PRAÇA DE ESPANHA. Recorri ao site da Transpolis, aqui recomendado por um leitor deste blogue. OK! Só a viagem DENTRO de LISBOA leva mais tempo que o percurso até Sesimbra!

.
Leitura:

Distância: Menos de 1 Km

Deslocação: 1 hora e 11 minutos.

Tempo estimado de espera: 38 minutos.

Distância pedonal até destino: 63 metros

.
É muito desapontante e faz com que os Lisboetas sem CARRO sejam uns vegetais, presos a casa ou adidos frequentadores dos Centros Comerciais. Não gosto tanto assim destes últimos.... acho que vou ter de me contentar com o Tejo! Quanto tempo será que leva para lá chegar?

5 comentários:

  1. Eu adoro centros comerciais, sobretudo nesta altura, com o calor que se faz sentir por aqui!! :D Não gosto da arquitectura da grande maioria deles, nem das multidões de gente, nem de permanecer por muito tempo, embora seja encantada pelos objectos fruto da criatividade que emana do ser humano, ainda que seja por motivos não correspondentes a uma eventual sublimação de pulsões inconscientes, como diria Freud, mas movidos por motivações basicamente economicistas... de qualquer forma os objectos ajudam-me a expressar a minha criatividade, pelo menos de uma forma mais primária. Decorar uma casa, vestir-nos, explorar a estética que existe ao nosso redor é explorar a nossa própria personalidade, a nossa própria identidade. Até o consumismo pode ter um lado positivo, se devidamente aproveitado.

    A questão da ausência de alternativas ao carro, é como eu já te disse aqui algures, um ultrajante. Para mim esse "ultraje" acabou por constituir-se como algo de positivo, pois pela ausência de alternativas acabei a tirar a carta e descobri um dos meus maiores prazeres que é conduzir.

    Mesmo para ires ao centro comercial tens de ter carrinho, sobretudo se morares aqui na minha terra! ;)

    Beijinhos, cara vizinha.

    ResponderEliminar
  2. É incrível a quantidade de coisas que se aqui escrevem sem algum realismo(já sei que não vai ser aprovado o comentário).

    E porque não tentar pegar num mapa da rede em vez desse site da Transpolis e tentar ver como chegar mais rápido á TST para entao ir a Sesimbra?

    As camionetas que partem da P.Espanha, passam de seguida em Alcântara, pelo que preferia apanhar o 28 no P.Nações descer em Alcântara, junto ao bingo e andar 5 minutos a pé até á paragem dos TST.

    Mas há mais alternativas... Esta é apenas um exemplo que demoraria menos tempo, do que atravessar a cidade pelo seu interior.

    ResponderEliminar
  3. Pois é, vizinha!

    Também moro numa aldeia, que alguém diz que é capital e cidade desenvolvida. Que é. Mas ás vezes... não passa de uma província! Ontem fui até ao terminal rodoviário da Praça de Espanha e aquilo nem devia ter esse nome. Não ia gostar de ali ver uma construção enorme, cheia de obstáculos que obstruissem a visão claro que se tem de qualquer ângulo. Mas não passa de um pedaço de mato selvagem, de terra batida, onde meia dúzia de camionetas se decompõem, com passageiros... e o homem que trabalha naquela barraca de alumínio, um casulo quase, é monossilábico, nem faz contacto visual e não informa nada com simpatia. Isto TAMBÉM é Lisboa. Cidade que critico, porque adoro.

    Gosto de coisas belas. Aí entendo o teu fascínio pela decoração. Mas por centros comerciais, deve ser mesmo por viveres numa terrinha! Passados uma dúzia de anos e com tantos a brotar que nem cogumelos, já nem enjoam: são todos iguais e insípidos.

    Mas noutro dia reparei na decoração do Colombo, na que estava pendurada no tecto, e achei de uma beleza extrema, a forma como a escultura representada as caravelas dos descobrimentos, de forma totalmente moderna e com muito design.

    Está aver... mesmo sem querer ver, estou a olhar. Também tinha na cúpula, umas telas brancas onde projectavam fumo colorido. Diferente. Mas não gosto de passear nesses lugares. Acho que se perde muito tempo para não se fazer nada. Para aproveitar o tempo, mais vale lugares pequenos!

    Também estou a pensar seriamente em arranjar um popó... mas ainda não me seduz totalmente. Acho que o pior pesadelo seria o estacionamento. Já quase não existem lugares em minha casa. Imaginem ter de andar ás voltas quando já cheguei ao destino, por não ter onde colocar o carro. E olha que o Bairro é antigo, da época de Salazar, os prédios foram construidos sem garagem, mas ainda, passados estes anos, ainda cá cabem os popós... à conta! :)

    jinhos

    ResponderEliminar
  4. Caro RS,
    o que não aprovo, são comentários extremistas, que se recusam a compreender a simplicidade das ideias aqui partilhadas e sismam com a ideia fixa de que aqui só se falam coisas erradas. Tenho cá para mim, que muitas pessoas se juntariam a falar o mesmo, se possível fosse a maioria se pronunciar.

    Mas repare: se explicar "na boa", como fez, já esclarece as mentes menos informadas sobre os meios disponíveis. Aqui falo da minha experiência e explico as ferramentas que conheço e tenho para recorrer. Não inventei nada... o frame do SITE é que indicou o percurso e o tempo. Claro que, quando já conheço alternativas, muitas vezes sigo-as, economizando safanões. Mas quando não é o caso, há que seguir o que a tecnologia informa. Ainda não tenho GPS :)!

    Já agora, até agora nenhum comentário deixou de ser aprovado. Sou pela liberdade de expressão, quer nos entendemos ou não. Desde que haja respeito, pode haver discordância.

    E reforçando o meu desconhecimento, explique lá, o que é isso de mapa da rede, onde o encontrar, e se fala de um da TST, a cujo site também fui, claro... vamos deixar esse caso para outro dia :)

    Volte sempre!

    ResponderEliminar
  5. Hummm... deve ser por viver numa terrinha mesmo!! EU ADORO CENTROS COMERCIAIS!! :D

    Beijinhos, vizinha!! ;D

    ResponderEliminar

Se veio até aqui por saber o que é andar diariamente num autocarro da Carris... somos solidários!